sábado, 4 de abril de 2009

O que é ser um Turismólogo?

Muitas pessoas ainda estranham ao ouvir a palavra Turismólogo. E é com o propósito de levar o conhecimento de quem é e o que faz este profissional que este blog foi criado.

Seja bem vindo ao mundo do saber!



TURISMÓLOGO
"Profissional especializado no estudo do turismo enquanto fato social"


Como surgiu o termo

O termo Turismólogo surgiu no início dos anos 70, com o intuito de normartizar uma categoria de profissionais da área de turismo, área que já demonstrava enorme potencial de desenvolvimento.
Nesse contexto, surge o turismo como um novo curso, valorizando o pensar turístico e suas possibilidades.
Turismólogo/Bacharel em Turismo = Graduados em Cursos Superiores em Turismo, com duração 8 semestres.
Podem ser considerados Técnicos em Turismo os cursos que envolvem conhecimento específico de curta duração.


O que é ser um turismólogo?

Turismólogo é o profissional que observa, estuda e analisa os fenômenos turísticos em sua totalidade. O turismo é um fenômeno socioeconômico, cultural e político que promove o deslocamento de pessoas, por motivos variados. É esse profissional que fica responsável por elaborar as políticas de turismo e por planejar a organização do espaço a ser explorado, sempre levando em consideração todos os fatores culturais, físicos, socioeconômicos, para que esta exploração seja menos predatória possível. É o turismólogo quem planeja e coordena o tipo de turismo mais adequado à cada local, dependendo do público-alvo, das características da região e de outras informações coletadas através de pesquisas.


Formação necessária para ser um Turismólogo

Para ser um turismólogo é necessário diploma de curso superior em Turismo. O curso de turismo visa formar um profissional completo, capaz de estabelecer relações entre todas as fases do processo turístico, que domine conhecimentos sobre geografia, cartografia, relações pessoais, hotelaria, formação do patrimônio histórico, sistemas de transportes, etc. Algumas matérias que fazem parte da grade curricular do curso são: política e administração, língua portuguesa, história e cultura da comunicação, metodologia da pesquisa em turismo, fundamentos geográficos do turismo, hotelaria, sociologia do lazer e do turismo, análise microeconômica do turismo, noções de direito e legislação, meio ambiente e patrimônio natural, entre outras.


Campos de Estudo e Atuação

Das possíveis atribuições do Turismólogo, este deve se mostrar apto, por exemplo, a:
• Elaborar políticas de Turismo municipais, estaduais, nacionais, internacionais, transregionais e transacionais.
• Elaborar o planejamento do espaço turístico;
• Analisar e elaborar planos para o desenvolvimento do turismo de uma forma consciente; baseando-se em fatores sociais, culturais e econômicos presentes em cada região;
• Elaborar e coordenar trabalhos técnicos, estudos, pesquisas e projetos em diferentes áreas do turismo (sobretudo academicamente);
• Coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas vocacionadas para o turismo;
• Coordenar áreas e atividades de lazer para o público em geral;
• Coordenar e orientar projetos de treinamento e/ou aperfeiçoamento de pessoal, em nível técnico ou de prestação de serviços, além de planejar e organizar eventos e viagens.
Simplificado, este é o trabalho idealizado que se espera do turismólogo e que, freqüentemente, não é compatível com a realidade do mercado. O Turismólogo deve estar preparado para atuar em qualquer área do turismo, porém a abrangência da atividade requer deste alguma especialização, caso queira se destacar.
Mais factível, por exemplo, é a presença do Turismólogo em áreas menos executivas-coordenativas e mais subordinadas, ainda que gerenciais ou, ao contrário, quando este se torna empreendedor, em geral, de pequenos negócios. Daí sobretudo encontrarem-se em funções tais como:
• Lecionar nas inúmeras instituições de ensino superior que oferecem o curso de turismo, notadamente no Brasil;
• Atender a turistas, fornecedores e consumidores em geral em hotéis, estabelecimentos de A&B e entretenimento, agências e operadoras, aeroportos, bureaux e centro de convenções e eventos diversos;
• Vender produtos e serviços turísticos os mais diversos seja autonomamente ou como encarregado no setor comercial em que esteja empregado;
• Realizar as mais diversas tarefas em qualquer atividade que tenha algum envolvimento com o fluxo de veranistas e a dinâmica multidisciplinar e multidimensional do fenômeno turístico.
O Turismo como atividade econômica tem se mostrado um importante gerador de renda. Porém para que possa gerar seus efeitos positivos deve ser planejado de forma a não acarretar a degradação do meio ambiente ou a concentração dos benefícios gerados por grandes grupos econômicos, daí a importância do planejmanento da atividade por um profissional habilitado. A tendência é que com o crescimento da atividade, os turismólogos alcancem posição de destaque e ocupem cargos mais elevados nas organizações às quais pertencem ou sejam proprietários.


Curiosidades

O turismo surgiu no século XIX como um deslocamento, cuja finalidade principal era o ócio, o descanso, os negócios, a cultura, a saúde, etc. Não obstante, o turismo tem antecedentes. Na Idade Antiga, na Grécia, dava-se grande importância ao tempo que se dedicava à cultura. Exemplos mais comuns de "turismo" nessa época eram os deslocamentos para assistir as olimpíadas e as peregrinações religiosas. Já em Roma, as formas de lazer mais comuns eram as termas (banhos públicos) e os grandes espetáculos. Os romanos realizavam habituais deslocamentos á costa, devido à prosperidade econômica e ao tempo livre (Pax Romana, período de paz depois da expansão territorial). Durante a Idade Média, o turismo retrocedeu, devido às sucessivas crises, à peste negra e às guerras. As Cruzadas e os deslocamentos islâmicos são os maiores exemplos de "turismo" da época. É na Idade Moderna que surgem os primeiros alojamentos com nome de hotéis, e o "turismo" começa a ganhar uma forma mais concisa, torna-se cada vez mais comum que os jovens abastados fossem estudar no exterior e que fizessem um "tour" depois do término dos estudos, principalmente pela Europa. O turismo médico também começou a surgir nessa época, inclusive porque os benefícios dos banhos de lama foram descobertos. Com a consolidação da burguesia na Idade Moderna, o turismo ganhou as características básicas atuais e se desenvolveu muito.
O termo turismólogo surgiu só no início dos anos 70, para normatizar a categoria de profissionais, que já demonstrava imenso potencial de crescimento.


Cometários finais

Assim como a profissão de turismólogo, muitas outras profissões quando surgiram, precisaram quebrar paradigmas e lutar pelo seu reconhecimento e espeço no campo profissional. Podemos citar como exemplo o profissional de educação física, o nutricionista e o fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário